12/Outubro/2007 Histórico de notícias

Simulado de explosão seguida de incêndio florestal
Telêmaco Borba PR

Radioamadores são chamados

 

Neste feriado do dia 12 de outubro de 2007, por solicitação da Coordenação do CURSO DE CAPACITAÇÃO DE OFICIAIS BOMBEIROS EM PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS  levado a efeito na área rural de Telêmaco Borba e tendo como alunos oficiais bombeiros de todo o Paraná, a 2ª COREDEC/REER- Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/Rede Estadual de Emergência de Radioamadores- se fez presente ao “Teatro de Operações”. 

Foi simulada uma explosão seguida de incêndio florestal com diversas vítimas e corte de energia elétrica com colapso total das comunicações via celular e via telefone fixo.

Os colegas radioamadores Mauricio-PY5MZ e Corrêa-PY5IL, membros efetivos do GRUPO DE VHF DOS CAMPOS GERAIS de Ponta Grossa, respectivamente supervisor e supervisor substituto da 2ª COREDEC/REER, compareceram ao evento e fizeram seus comunicados transmitindo o QTC de emergência no VHF com Ponta Grossa através da Rpt. Vila Velha (PY5VV) de Teixeira Soares em 146,910MHz com a colega Maria,  e também com  Curitiba através da Rpt.do Caratuva- PY5CTV da ARPA em 145,210MHZ com o colega Fraga-PY5EX e também na 146,640MHz.

Foram feitos contatos também com colegas de São Paulo- PY2DVC-Joel  e Brasília-DF- Vargas PT2HV em HF (40 metros) em 7,120MHz, utilizando-se da “Rodada Trem das Onze”. 

Com esta simulação, ficou claramente demonstrada aos alunos Oficiais que participavam do Curso, a eficácia e rapidez que a comunicação via rádio mesmo alimentado a bateria/gerador, é possível de ser realizada em casos de incêndios em florestas. 

Além dos Radioamadores citados do GRUPO DE VHF DOS CAMPOS GERAIS, também estiveram em apoio à operação em Telêmaco Borba, o colega radioamador PY5TNT-Tonato Sargento Bombeiro Militar e o Sargento Lennon do 2ºGB de Ponta Grossa que conduziu os colegas Mauricio e Corrêa  e seus equipamentos (rádios, mastros, antenas, etc.)  até aquela cidade em viatura do Corpo de Bombeiros, especialmente cedida para a operação.

Após encerrada a demonstração, o interesse por parte dos oficiais presentes em se tornarem Radioamadores ficou evidente com a inscrição de vários militares no curso de formação de Radio Amador que o GRUPO DE VHF DOS CAMPOS GERAIS fará realizar em Ponta Grossa nos dias 10, 11, 17 e 18 deste mês de novembro de 2007.

A coordenação geral do CURSO DE CAPACITAÇÃO DE OFICIAIS BOMBEIROS EM PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS e de toda a operação esteve a cargo do Major Bortolini e do Major Barros  ambos de Curitiba.