28/Agosto/2010 Histórico de notícias

 
A partir de 28 de agosto, todos os sábados, no horário de 18:00h as 19:00h
, a União dos Escoteiros do Brasil - Região do Paraná, estará realizando uma Rodada Escoteira através de uma equipe de Escoteiros Radioamadores do Paraná, com o objetivo de aumentar a participação dos escoteiros junto ao radioamadorismo.

As atividades que estão sendo planejadas no momento são o início da Rodada Escoteira, restabelecer uma estação de radio na UEB, promover um curso rápido e dar início a organização do JOTA - Jamboree On The Air (conteste - 16 a 17/10/2010) em outubro, onde abre-se desde já o convite aos radioamadores para a participação em conjunto com os escoteiros.

O uso da repetidora PY5CTV propiciará atingir um grande número de escoteiros na região de Curitiba e litoral, além do interior do Estado através da escuta da repetidora pela Internet.

Esse trabalho está sendo conduzido por PY5ENA - Eduardo, Coordenador Regional de Radioescotismo da UEB/PR, para quem a ARPA está a disposição, apoiando e aplaudindo a iniciativa.

A ARPA convida todos os radioamadores à participarem desses encontros semanais na PY5CTV, observando as orientações e a condução dos trabalhos que estará a cargo de PY5ENA e demais radioamadores escoteiros coordenadores da rodada.


Especialidades escoteiras

Um especialidade é um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema.

No movimento Escoteiro, os jovens são incentivados a desenvolver e conquistar Especialidades, mas a decisão de fazê-lo é inteiramente voluntária.

As Especialidades permitem aprender, fazer e servir.

Quando você decide conquistar uma Especialidade é porque está disposto a reunir informações sobre um determinado assunto (aprender), a pôr em prática algumas habilidades relacionadas com o tema (fazer) e a prestar algum serviço onde possa aplicar esses conhecimentos e habilidades (servir).
 

Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3.

Ao lado apresentamos os distintivos do radioescotismo.

O radioescotismo é o nome que se dá a inclusão de equipamentos e recursos de rádio comunicação nas atividades escoteiras, dentro das quais destaca-se o JAMBOREE no Ar (JOTA - Jamboree on the Air).


Dentro das atividades do radioescotismo, os escoteiros, poderão ainda conseguir a especialidade de radioamador  e também a insígnia de radioescotismo. 

  
Grupo de serviços do radioescotismo:

Conhecer a regulamentação governamental referente ao radioamadorismo no que se refere ao uso a prática e a ética operacional
Elaborar um diagrama e explicar para sua seção os princípios elementares dos aparelhos transmissores e receptores de rádio.
Identificar nos arredores de sua casa ou grupo três tipos e ou modelos de antenas destinadas ao radioamadorismo, sabendo suas principais características.
Saber como aterrar e proteger dos raios uma estação de rádio.
Conhecer   no mínimo dois modelos  de transceptores, explicando a sua seção as características de cada um.
Elaborar um trabalho e expor a sua seção sobre o uso de repetidoras.
Preparar e aplicar um jogo  diretamente ligado ao radioamadorismo
Apresentar a sua seção um trabalho expondo os princípios básicos do uso do radioamadorismo em operações de emergência.
Elaborar um cartão QSL pessoal contendo o símbolo do Radioescotismo.
Manter contato de forma ágil com outras três estações sendo que pelo menos uma deverá ser escoteira.
Instalar  e por  em funcionamento um sistema de comunicação via rádio em uma atividade externa.
Apresentar a licença de sua estação de radioamador expedida pelo órgão oficial correspondente.