15/Janeiro/2011 Histórico de notícias

Nova Friburgo - Relato GRANF

E-mail recebido de PU1PZP- Cacá – Membro do GRANF - Grupo de Radioamadores de Nova Friburgo, mantenedor das repetidoras 145.350 e 147.030

Na manhã seguinte aos deslizamentos o senhor Paulo PU1JXJ foi procurado pela defesa civil de Nova Friburgo para que o GRANF e seus colaboradores fossem o ponto de apoio nas comunicações pois todos os meios tradicionais como telefones fixos e móveis e internet não funcionavam.

Prontamente o senhor Paulo pelo rádio convocou todo o efetivo, que rapidamente se colocaram a disposição com seus equipamentos e veículos, foram montados estações bases nos seguintes locais:

DEFESA CIVIL
CORPO DE BOMBEIRO
POLICIA MILITAR saída e chegada das aeronaves.
ALUNOS DO SAMBA (CONSELHEIRO PAULINO)  Distribuição de donativos e alimentos
CIEP (OLARIA) Distribuição de donativos e alimentos
COMUNIDADE CRISTÃ (OLARIA) Abrigo, Recolhimento de donativos montagem de cestas e distribuição para os postos
GPH (CÔNEGO) Distribuição de donativos e alimentos
CAMPO DO COELHO Abrigo, resgate de vítimas
PRAINHA Abrigo e resgate de vítimas
BOM JARDIM base de informações da cidade e pedido de auxílio
E VÁRIAS ESTAÇÕES MÓVEIS (CARROS E MOTOS)
REPETIDORAS 147.030 uso local para todos os pontos na cidade e 145.350 para levar informações para todas as regiões

TRABALHARAM:
PY1KK –Geovane, PY1OJ – Luis Augusto, PY1NF – Paulo, PY1RQ – Ricardo, PY1MGI – Roitman, PU1PZP – Cacá, PU1JXJ – Paulo, PU1JXN – Felipe,
PU1XJN – José Luis, PU1KMZ – Carlinho, PU1ROA – Antônio Marcos,
PU1TSD – Gabriel, PU1YPT – Samuel, PU1JSC – Janderson, PU1PSJ – Jaci, PU1MVD – José Roberto, PU1PWP – Pablo, PU1OSO Idail, PU1KRB – Getúlio, PU1OUV – Ouverney, PU1XJX – Rodrigo, PU1MMN – Mariano,
PU1JEY – Gilberto, PU1JAI – Adilson, PU1TRB – Demétrio,
e Operadores Marco Aurélio, Léo, Glauco, Ricardo, Cristian, Carol, Rocha, Ricardo Betel,

Essa é a verdadeira história, e este foi o efetivo montado, não foi a RENER e nem a LABRE foi o GRANF e seus colaboradores que montaram esta rede de solidariedade.

VIVA O GRANF E SEUS COLABORADORES

OBS: Os jepeiros que aqui estiveram, levaram alguns donativos a alguns lugares e logo foram embora, valeu pela ajuda, mas os mesmos se falaram por nossas repetidoras e esta história é a real

PU1PZP- Cacá
27/01/2011

Nova Friburgo - Relato Labre RJ

Aí está uma foto que mostra o verdadeiro espirito do radioamado-rismo.

Um JEEP da Equipe NUDEC 4x4 que levou os equipamentos da RENER para Friburgo por volta das 22:00 horas, chegando ao local onde seria instalada a Estação.

Até então a única comunicação que havia com o Rio de Janeiro era através da 147,030MHz, repetidora do Granf, que foi instalada em uma residência em Friburgo e municiada por uma bateria de uma caminhão que ficou ao lado da casa, pois a escuridão era total na noite do dia 12/01/2011.  

 
As 23:30 horas, ouvimos os primeiros chamados da Estação RENER através do PY1MNC - MARCIO. Estava cumprido as normas de ativação da RENER - ESTABELECER AS COMUNICAÇÕES.

Equipe NUDEC 4x4

Equipe NUDEC 4x4 em ação em Friburgo.Importante. Todos os integrantes desta equipe vão fazer prova para a CLASSE C agora no final do mês.

O Seu presidente Maurício, é um entusiasta do radioamadorismo....

 
A Equipe NUDEC 4X4 foi a primeira equipe de JEEPEIROS que chegou a friburgo. Levou o material da RENER para instalação lá em Friburgo.

Merece todo o nosso apoio. Ainda estão lá.. desde 4º feira essa equipe esta em Friburgo.

Se não fosse a 4x4 seria impossível atingir o médio Caledônia para instalar a estação RENER para estabelecer as comunicações entre Friburgo e Rio de Janeiro

LABRE-RJ
Liga de Amadores Brasileiro de Rádio Emissão Rio de Janeiro
Francisco Jackson - PY1PDF
Diretor Secretário - Cel: 21 9342-8340

Em tempo...

Muito bem, o texto feito pelo Jarbas e apresentado pelo Jackson, ainda complementado pelo Fabio, está ainda faltando 1 colega que não ouvi ninguém falando dele, e não foi por falta de pedidos...

PU1LDU - Vinícius

O Vinícius muito além do que eu fiz, não é de falar em rádio, mas sim, mais um que prefere escutar, a entrar e participar de conversas sem pé nem cabeça em repetidoras. Radioamador recém-licenciado, o cara é de Maricá, já até esteve em concurso, no Brasília do ano passado operando a PY1GNA com o Ricardo PY1PL.

Pois bem, o cara no dia que resolvi subir para Friburgo, entrou na 146.870 e se disponibilizou a ir comigo. Oferecendo além de sua mão amiga, material, como cabos, antenas, rádios e etc. Isso sim é radioamador, ninguém chamou, ninguém pediu, ninguém falou nada, o cara passou a mão no microfone, me chamou e disse que ía comigo.

Eu não o conhecia, nem tampouco havia sequer falado em rádio com ele. ISSO É RADIOAMADOR. LEMBRO-ME de situação parecida no morro do Bumba onde perguntaram quem era a Mariângela PU1MOL, que só entrou no rádio na ocasião pra informar sobre ambulancias do bombeiro e tal, deu seu indicativo e saiu. 

Não posso de forma alguma me esquecer do Jeepnet. A turma do Jeepnet, coordenados pelo Maurício (Mau), que vieram a Niteroi me buscar e carregar eu, minhas tralhas, e ainda pegar o Vinicius em Itaborai, para irmos pra Friburgo.

O Mau, já ouve nossas repetidoras, mas ainda não fez a prova, que já está marcada, em breve outro cara 100% e com toda disposição em prol do radioamadorismo...

BRAVO, BRAVÍSSIMO, aos 2 e ao JeepNet, além, do que a turma do jeepnet, tb pertence ao NUDEC 4x4.

PY1MNC - Márcio N. Chehab
26/01/2011

 

Radioamadores auxiliam no Rio de Janeiro

 

Os radioamadores prestam uma ajuda ímpar na região dos deslizamentos no Rio de Janeiro. Em alguns locais isolados eles oferecem a única forma de comunicação bilateral eletrônica. Seguem algumas das primeiras informações coletadas pela mídia.

Por: PY2ZX - Flávio

CBN - Radioamadores auxiliam Defesa Civil

Globo - Radioamadores sobem a serra para tentar restabelecer comunicação remota com Nova Friburgo

Globo - Estações de radioamador operam desde a madrugada em Nova Friburgo


Folha - Os Bombeiros afirmam que uma das maiores dificuldades encontradas pelas equipes de regaste na região serrana do Rio, que já registrou mais de 300 mortes por conta de fortes chuvas, é a falta de comunicação, já que os telefones e a internet estão com problemas...


Globo - Ministro cobra restabelecimento de comunicação. Com a pane na telefonia, Nova Friburgo recorreu ao radioamador.